O momento atual é propício para um projeto de cenários transformadores: estamos vivendo muitas mudanças, incertezas e questionamentos, e há muitas pessoas comprometidas em transformar a realidade agindo assertiva e efetivamente sobre ela.

Os Cenários da Sociedade Civil Organizada no Brasil em 2023 foram construídos por uma equipe brasileira de diversos setores: organizações da sociedade civil, movimentos sociais, governo, iniciativa privada e universidades. Tais atores são lideranças em seus setores e estão envolvidos com a defesa de diferentes causas: de pessoas com deficiência; mulheres; população negra; indígenas; quebradeiras de coco babaçu; atingidos por barragens; agricultores familiares; educação; direitos humanos em geral; democratização da comunicação, entre outras. Além disso, o grupo foi formado por representantes de todas as regiões do país.

A produção de quatro cenários alternativos, bem construídos – todos possíveis –, oferece aos atores que podem influenciar a formulação de políticas os elementos para compreender os riscos e as oportunidades presentes no desenho do diálogo estado–sociedade.”  – Pedro Abramovay

Os cenários foram criados a partir de 40 entrevistas em profundidade realizadas com pessoas envolvidas com o tema, além de duas oficinas de três dias cada, nos meses de setembro e outubro de 2013. Durante as oficinas, o grupo dialogou intensamente; as pessoas falaram e, sobretudo, se escutaram. Para compor uma trama de histórias, cada um trouxe suas perspectivas, seus fios, de diferentes cores e texturas, com coragem e respeito aos demais, para tecer as narrativas sobre o futuro da sociedade civil organizada no Brasil em 2023.

Os cenários começam descrevendo como o Brasil e as organizações da sociedade civil estarão no ano de 2023 – ano definido pelo grupo em função do tempo razoável para a consolidação das mudanças projetadas. Em seguida, são apresentados fatos em ordem cronológica, de 2014 até 2023, que explicam como aquele cenário aconteceria, ou seja, qual  seria a trajetória percorrida.

Organizações Convocadoras

A Reos Partners é uma empresa social internacional, com mais de 10 anos de atuação no Brasil, que contribui para transformações em sistemas sociais complexos. Para isso, utiliza metodologias que promovem o diálogo e a colaboração entre atores sociais diversos, frequentemente com interesses divergentes. O propósito da Reos é possibilitar avanços sistêmicos para o progresso sustentável e equitativo nos desafios mais cruciais da humanidade.

A Articulação D3 foi constituída em 2009 por um grupo de 13 financiadores de projetos sociais. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar e articular representantes de distintos setores – social, empresarial e governamental – para construir uma estratégia conjunta voltada à sustentabilidade das organizações sociais, bem como a aumentar a influência dessas organizações sobre políticas relacionadas às áreas em que atuam.

Equipe Cenários

Equipe de cenários

Alfabetização Solidária
Viviane Silva de Medeiros

AMARRIBO Brasil
Nicole Verillo Campello

Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste de Minas Gerais (APOINME)/Associação das Comunidades dos Índios Tapeba (ACITA)
Ricardo Weibe Nascimento Costa

Associação Brasileira de ONGs (ABONG)
Vera Maria Masagão Ribeiro

Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC Brasil)
João Paulo Carrera Malerba

Centro Interdisciplinar de Gestão Social (CIAGS/UFBA)
Maria Angela Gomes Teixeira

Coletivo Pretas Candangas
Ana Flávia Magalhães Pinto

Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC)
Romi Márcia Bencke

Controladoria Geral da União (CGU)
José Eduardo Romão

Escola de Gente – Comunicação em Inclusão
Claudia Werneck

Fórum da Amazônia Oriental (FAOR)
Marco Antonio Correa Mota

Fundação Avina
Marcus Fuchs

Fundação Getúlio Vargas
Mário Aquino Alves

Fundação Kellogg
Rui Mesquita

Fundação Telefônica Vivo
Américo Teixeira Mattar Jr.

Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE)
Andre Raichelis Degenszajn

Human Rights Watch
Maria Laura Brandão Canineu

Instituto C&A
Paulo Castro

Instituto Ethos
Caio Luiz Carneiro Magri Felipe Saboya

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) 
Anna Maria Peliano

Instituto Socioambiental (ISA)
Nilto Tatto

Instituto Unibanco
Ricardo Henrique

Jovens Feministas de São Paulo
Lia Lopes Almeida

Ministério da Justiça
David Pires
Fernanda Alves dos Anjos

Ministério do Trabalho
Paul Singer

Ministério Público Estadual
José Eduardo Sabo Paes

Movimento Fora do Eixo
Carolina Tokuyo Rodrigues

Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB)
Maria de Jesus Ferreira Bringelo

Movimento Nacional de Direitos Humanos
Joisiane Sanches de Oliveira Gamba

Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)/Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis do Loteamento
Cavalhada(ASCAT) Alexandro Cardoso

Movimento Sem Terra (MST)
Francisco Chiavon

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)/ Secretaria-Geral da Presidência da República
Bianca dos santos

Rede Brasileira Cidades Sustentáveis
Guilherme Lara Camargos Tampieri

Rede de Fundos Independentes
Candace Lessa

Secretaria-Geral da Presidência
Laís de Figueirêdo Lopes
Pedro de Carvalho Pontual